quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bullying

Bullying.
Ainda é uma palavra desconhecida por muitos.
Porém todos devem tomar o conhecimento do que se trata, pois é uma prática muito usada. Tanto física como mental.

Foi assunto do Jornal Diário de Pernambuco hoje:
Um grupo de estudantes de escola particular e religioso que vem assustando outros 10 estudantes. Os pais denunciaram na GPCA(Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente).
Resultado, se forem culpados por Bullying, eles podem cumprir medidas socioeducativas que vão desde reparação de dano, prestação de serviço à comunidade ou mesmo internamento.

Tem um site que gosto muito de fazer minha pesquisas que é o Wikipédia, lá também tem uma pesquisa sobre o Bullying.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Pesquisa do Wikipédia:

Bullying[1] é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

No uso coloquial entre falantes de língua inglesa, bullying é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.

O bullying divide-se em duas categorias:[1]

1. bullying direto;
2. bullying indireto, também conhecido como agressão social

O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:

* espalhar comentários;
* recusa em se socializar com a vítima
* intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
* criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).


É preciso ensinarmos as nossas crianças e adolescentes a respeitar o próximo sempre em qualquer circunstâncias.

Xeros prá todos!

Um comentário:

  1. Muito bom este texto. É muito importante alertar a sociedade sobre isso! Eu só fui conhecer esta expressão, tem uns dois meses pela internet.. Mas na prática, já fui vitima na infância, por ser uma menina gordinha.
    Hoje, ensino meus filhos a sempre respeitar todas a pessoas, não importa quais sejam as diferenças. Ensino eles também a terem auto estima e a se defenderem para não se tornarem vítima de Bullyng.
    Beijos...

    ResponderExcluir