segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Esquadrilha da fumaça



Gente, ontem eu assisti pela primeira vez em minha vida a apresentação da Esquadrilha da fumaça.
Foi uma emoção sem igual.
Vibrei.
Aplaudi.
Nossa, foi maravilhoso.
Até então só conhecia pela tv.

Foi um espetáculo.
As manobras foram perfeitas, uma precisão sem igual, muita técnica e certamente muito treino.
Pelas minhas contas foram quarenta minutos de uma linda exibição na praia de Boa Viagem que jamais esquecerei e estarei sempre em outras opotunidades.
Não tirei nenhuma foto e nem filmei, pois quis aproveitar ao máximo.

Abaixo um pouco da história da esquadrilha, retirada do Wikipédia:



Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA, um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.
Sua finalidade de acordo com a EDA é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

A Esquadrilha da Fumaça fez sua primeira apresentação em 14 de maio de 1952 utilizando aviões North American T-6 Texan, modelo de avião que utilizou até 1977. Por um breve período, de 1968 a 1972, foram utilizados jatos franceses Aeropastiale CM-170-2 Fouga Magister, designados T-24 na FAB, que se mostraram inadequados às condições brasileiras.
A Fumaça interrompeu sua apresentações em 1977, mas retornou em 8 de dezembro de 1983 utilizando aviões Neiva Universal T-25, logo substituídos por modernos Embraer EMB-312 Tucano.
Participou dos eventos aéronáuticos de Dayton, nos Estado Unidos, talvez o mais importante da categoria.
Os membros da esquadrilha permanecem 4 anos em atividade e depois são transferidos para outra unidade.
Sua base atual é na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP.
O piloto mais famoso da Esquadrilha da Fumaça foi o Coronel Braga que pilotava um T-6

Os aviões utilizados pela Esquadilha da Fumaça são:


As fotos acima foram retiradas da internet.

5 comentários:

  1. Que legal!!! Eu só ví uma vez e era bem pequena... Sabia que eu já morei em Boa Viagem? Dos 8 aos 14 anos... Amo o nordeste!
    Que bom que lá no meu blog você encontrou coisas que te fizeram bem! O Lukas já saiu do hospital, graças a Deus já esta em casa! Obrigada pelo carinho amiga...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu resolvi escrever sobre o Profeta Gentileza porque vejo em muitos blogs a sua frase "GENTILEZA GERA GEBTILEZA" . Como pergunto e as pessoas desconhecem, coloquei alguma cpoisa sobre ele. Conheci o Profeta Gentileza e vejo que atá partidos políticos exploram essa frase.

    ResponderExcluir
  3. Já assisti algumas demonstrações de nossa esquadrilha da fumaça,aqui em Natal/Rn,posso afirmar que não devemos em nada a outras esquadrilhas até com equipamentos superiores,no caso a americana conhecida como blue angels,parabéns a pilotos brasileiros que dão verdadeiro show.

    ResponderExcluir
  4. Realmente Walther, não devemos nada a ninguém nesse quesito.
    Abraços!

    ResponderExcluir