quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MATERIAL DOURADO




Para quem é da área de educação com certeza já sabe o que é o material dourado.
Muitos conhecem o material mais não sabem trabalhar com ele.
Esse material é muito bom para ser usado,,, isso mesmo, usado.
As crianças precisam do concreto para terem mais prazer em aprender. Somente no quadro fica cansativo e muitos perdem a curiosidade por uma matéria tão maravilhosa como a matemática.
Matemática não é um "bicho". Ela bem aplicada é prazerosa e todos usamos diariamente.

Esse material me foi apresentado a 4 anos atrás. E agora que também estou na área de educação, apresentei um lindo trabalho sobre ele.




Vou falar um pouco aqui.

Prá começar, o material dourado precisa ser manuseado pelas crianças de séries iniciais de forma lúdica.

O material dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.
Era conhecido como continhas douradas, mas com o passar do tempo Lubienska Leuval fez algumas modificações e hoje ele é de madeira
.
Ele organiza as quantidades na base dez.
Esse material auxilia o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.
É notável nas crianças um desenvolvimento de raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.

Ele é constituído por cubinhos, barras , placas e um cubão:


Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.

O professor pode representar esse material  com papel quadriculado. Não é possível fazer a milhar, mas poderá fazer continhas até centenas.
Os alunos tem a sua própria linguagem, como já falei, cubinho, barrinha, placa. Com o passar do tempo vai ensinando ao aluno como deve ser chamado o material dourado. Unidade, dezena, centena e milhar.
Esse material deve ser usado por um longo período.

 

Se você tiver interesse poderá visitar outros sites mais explicativos.
Aqui eu apenas apresentei o material.
É maravilhoso e muito interessante.
Todos podem usar esse material.
Espero que tenham gostado e aproveitem os educadores, os pais e os alunos.


Xeros!

As imagens aqui apresentadas foram retiradas da internet.
Slide 4
Slide 8

4 comentários:

  1. oi Ana gostei da explicação. quando eu estudava no ensino fundamental eu era pessima em matemática não conseguia aprender alguns professores passam somente as materias no quadro e esperam que com isso os alunos entendam o que foi dado, mas as vezes é bom sair um pouco da teoria e aprender na pratica. hoje adoro matematica e jamais vou esquecer do grande professor que me ajudou na materia. valeu:)
    bjssssss

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse post!
    Muita gente, como eu, gostaria de ter aprendido matemática assim...fica muito mais faácil!
    Xerinho pra vc tb!

    ResponderExcluir
  3. muito massa! tô me lembrando dos meus tempos de escola..afff tudo tão..tão...atrasado

    :( bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro, minha filha usa na escola. É muito legal para eles visualizarem as dezenas as unidades!!! Ótima dica!!! Beijos...

    ResponderExcluir