sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O preço da Verdade



"EU NÃO POSSO ENTENDER TANTA GENTE 
ACEITANDO A MENTIRA"
Raul Seixas


Imagem  Google




Até quanto você paga pela verdade?
Sim,
Por que a verdade sempre tem um preço.
A perda,
O castigo educativo,
O sofrimento e tantas mais.


Quem tem coragem para falar a verdade, sabendo que vai prejudicar a si mesmo?


A verdade, quase nunca é boa, no entanto nós aprendemos desde pequenos que a verdade tem que ser dita, custe o que custar.


A criança aprende a mentir, pois na maioria dos casos, ela fala a verdade e fica de castigo ou apanha.
Então ela vai aprendendo por si só que mentir não trás imediatamente, consequências ruins.
Seria mais inteligente mostrar de outra forma, que o ato cometido pela criança está errado.
Começando pelo diálogo.
Deixando que a criança possa copiar o adulto que sempre fala a verdade.


Mas muitas vezes ela ver o adulto falar: "diz que não estou"


Ninguém é obrigado a mentir, mas por medo das consequências, vão até o fim com mentira.


Sabemos que a mentira tem fim, seja ela boa ou ruim.


Mentir para poupar alguém, uma situação, um momento.


E depois fica por isso mesmo e quem viver verá.


A verdade é que, as pessoas gostam mesmo  da mentira.
Estão habituadas a mentir e a gostar de ouvir as mentiras.


Um elogio falso que vem da amiga invejosa.
Um "eu te amo", vindo de todas as partes, pois está na moda falar.
Elogiar uma comida ruim somente para agradar.
Ficar desconfortável em lugar para satisfação do próximo.


Existem várias verdades, a minha, a sua, a do colega, do vizinho e de muitas outras.
Costumo ouvir que a verdade está muito além do que podemos imaginar.


E o segredo?
Segredo é a verdade escondida.
A verdade que pode ou não,  ser dita, depende do preço que você quer pagar.


Xeros!



30 comentários:

  1. Ana é complicado viver seguindo as regras ditas e impostas ,imagine quando nos deparamos com a hipocrisia.Mentira partindo da sua primicia já é um erro ,"os fins justificamos meios..." clichê para muito gente má.Prefiro não levantar bandeiras , sigo meu coração, embora errando também porque humana eu sou e cheia de defeitos.
    um beijo de VERDADE rss
    e um fds em paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, parabéns pelo assunto abordado, pois ele está na pauta do dia aqui no Brasil.

    Vivemos momentos tristes na nossa política, onde as mentiras espalhadas na internet entram nos ouvidos do povo como se fosse uma verdade divina, portanto, precisamos está bem atentos a tudo que se ouve, pois a cada dia, verdade e mentira parecem uma coisa só.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ana, verdade é muito bom, mas tem umas mentirinhas que de vez em quando,não é pecado,rsrsrs
    Adorei o texto!
    Xerosssss para vcê.

    ResponderExcluir
  4. Karla hoje vc está no meu blog. É verdade!Bjs

    ResponderExcluir
  5. Karla,

    que reflexão! Qual o preço que queremos pagar pela verdade, tenho pago um valor muito alto para tentar fazer ouvir minha verdade, agora isso não me importa mais, quero sossego, percebi que muitas vezes, não vale apena lutar pela nossa verdade, às vezes, a mentira é mais confortante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vai ver por isso temos tão poucos amigos de verdade!
    Os meus pelo menos falam sempre a verdade, até pra dizer quando estou viajando na maionese, e é por isso que nos respeitamos.
    Quanto ao resto é difícil mesmo, porque somos obrigados muitas vezes a omitir certas coisas para pelo menos sobreviver nessa sociedade onde tudo é um faz de conta!
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Nossa ! texto forte mas preciso , adorei amiga
    Adorei tb sua foto de bebe ,muito fofa
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Aninha...

    Inspiradíssimo e verdadeiro seu post de hoje.
    Eu sempre disse para meu filho...que não existe mentira necessária...a verdade pode doer, mas é o melhor caminho sempre. De pequeno até hoje, com 22 anos, mesmo sabendo que a coisa pode ficar presta para o lado dele...ele dá a cara a tapa e me diz a verdade.
    Às vezes podemos até "omitir" alguns fatos...mas não mentir, não acredito na mentira...sabemos que ela jamais se sustenta por muito tempo!
    Adorei!
    Um beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. - Viu aí YASMINE, peguei o gancho da música de ontem, Medo da Chuva, e fiz esse post.

    -É verdade ROBERVAL, na política a verdade está falha.

    -É ROSANE, acho que faz parte da nossa cultura, digamos assim(rs)

    -GI obrigada, vou lá rapidinho.

    -Perfeito CINTIA, completou meu texto.

    -Amigos de verdade ISA não são tão fáceis, como você citou, são poucosss.

    -Obrigada LÍDIA, vou lá ver também.

    -Pois é isso mesmo que temo que incentivar aos nossos filhos, as nossas crianças né MARI?
    A partir delas que se constrói a verdade.

    XEROS

    ResponderExcluir
  10. Karla, amei ver vc lá na Gi. Que fofa!
    A carinha é a mesma. Linda!
    Não tô mentindo não, viu? rsrs

    Mentira para mim é terrível. Nunca consegui conviver com ela. Conto a verdade sempre.
    Agora segredo, principalmente dos outros, já é coisa diferente. Pelo menos é o que penso.
    Não costumo guardar segredos sobre mim, mas há coisas que não tem como contar em se tratando dos outros.

    Bjs no coração!

    Nilce

    Ah, a tua mãe não gostou de mim? snif
    O blog dela tá lindão. Bjs pra ela.

    ResponderExcluir
  11. As pessoas vivem suas mentiras, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Karla
    Vim retribuir e agradecer sua visita, e seu comentário delicado no meu cantinho.
    Acompanharei você daqui pra frente.
    Aproveitando, achei seu texto muito bom, e concordo com você 'te amo" tá na moda, é bonito dizer, mesmo que não seja de coração.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Karla, sabe que eu fui por muito tempo a super sincera, lembra aquele sereado: O super sincero!
    Era euzinha, até perder amigas, colegas, namorados, empregos e muitas coisas. COmo acho mentir um saco, agora fico calada. Quando vejo por exemplo em um blog que sigo assuntos polêmicos que derrepente meu ponto de vista vai dar o que falar. Nem comento!
    Bjs querida e bonótimo feriado.

    ResponderExcluir
  14. Oi Aninha!!!

    que bela abordagem, amiga!!

    Em época de eleição, um tema mais do que bem-vindo - ainda mais se levarmos em conta as mentiras do Serra....kkkk


    Beijoooo e bom feriadão! :O)

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto e tudo em seu blog amiga!
    Já estou seguindo claro.
    Um ótimo final de semana...apareça!
    Tenho dois blogs um de arte e um de culinária...seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  16. Olá Ana Karla !
    Sabes que é uma das minhas preocupações "ensinar" os meus netos pequenos a não mentir ? Sempre lhes recomendo: "Nunca se deve mentir e sim, sempre falar verdade !..Se disseres a verdade eu posso ficar um bocadinho ou até muito triste, mas fico a admirar-te por seres verdadeiro enfrentado o problema. Se mentires, perdes muito da minha consideração e ficarei muito mais triste e zangado"
    O que é certo é que tem resultado, pela minha insistência.

    Xeros
    .

    ResponderExcluir
  17. Fui educada no meio da verdade. Nunca vi minha mãe com mentiras e aprendi alguma coisa sobre isso com ela. Detesto mentiras e perco a confiança se descubro alguem mentindo para mim. Prefiro a verdade sempre. Mas, como cada cabeça uma sentença, infelizmente.....nem todos agem assim.
    Aproveito para te desejar um otimo final de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Vixe não consegui comentar de novo? já é a 3ª vez que tento!

    Vamos lá...

    Vim retribuir sua visita, e gostei muito do texto.

    Existe uma frase de um poeta famoso que diz assim:
    As pessoas fingem tão completamente que chegam fingur que é dor a dor que deveras sente.

    Assim é com a verdade, mentem tão completamente, que chegam mentir que é verdade a verdade que deveras é.

    não é?

    Bjs e volte sempre, o blog é nosso, então se joga lá.

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  19. Só ví esta postagem agora. Adorei.
    Sempre que se fala em mentiras e verdades, lembro meu pai, que me ensinou assim: "Ainda que seja contra você, mas só fale a verdade", foram estas as palavras dêle e sou assim até hoje.
    Beijo.
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  20. E eu, neste palco
    Pinto mil e uma emoções
    Luzes, as pancadas de Molière
    O aplauso, tantos sorrisos, contradições

    Inquieta alma esta
    Vivendo entre a o amor e a dor
    Voando para além do sonho
    Nas asas de um viajante Açor


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi Karla, é verdade, uma bela mensagem... beijos e ótimo feriadão, aqui apenas mais uns dias da semana, beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ana Karla!

    Excelente abordagem. É é bem verdade mesmo. A mentira e a hipocrisia falam mais alto, porque no fundo toda verdade tem seu preço. Apesar de tudo, ninguém engana ninguém, pois, a mentira sempre deixa seus rastros e suas máscaras, ao longo do caminho.

    Bom domingo
    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  23. Karla, a minha mãe me ensinou assim: Melhor vermelhar na hora do que roxear depois! Não acredito na "Mentira Social", essa pode tomar proporções incontroláveis, até mesmo virar doença! Posso às vezes magoar alguém, mas com 'jeitinho' procuro dizer a verdade!
    Estava lendo o seu post e lembrei de James Dean, pode? É que tem uma cena no filme "Juventude transviada" - seu personagem foi o primeiro no cinema a questionar a atitude dos pais quanto à educação - nesta cena, ele está sentado com a cabeça abaixada sobre os braços e estes apoiados em uma mesa dentro de uma delegacia. Ao alto os pais falando, discutindo como ele deve ser, o que fez de errado - o pai atacando e a mãe justificando... - vale a pena ver! - a conversa toma proporções e ele levanta o rosto, com olhar perdido, encara bem os pais e solta: "Vocês estão me destruindo! Vocês não sabem o que dizem, uma hora me mandam fazer alguma coisa e depois em outro momento, dizem para fazer algo completamente diferente! Qual é a regra? Não quero ser como vocês!"
    Na maioria das vezes, os filhos aprendem a mentir com os pais! Quer dizer, não somente a mentira, quase tudo! Muito decepcionante, nós enxergarmos os nossos defeitos repercutindo em nossos filhos! E não adianta os pais se revoltarem contra os filhos ou vice-versa! Educar é gesto de amor, abdicação, de aceitação e conserto! Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  24. As pessoas estão vivendo de mentir, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  25. Ola,Ana.
    Um texto cheio de verdades sobre a mentira.Como diziam os antigos:"a mentira tem pernas curtas".Mas o que fazer quando ate o nosso Pais mergulhou num poco(com c cedilha) sem fundo de mentiras e manipulacao?A verdade e sempre a melhor opcao,sem duvida,mesmo que seja dolorosa momentaneamente.Grande texto,querida.Xero.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  26. Oi Karla
    Que bebe fofo, sem mentiras,,,rs,rs,
    realmente a mentira é perniciosa , não vejo nenhum proveito nela. As vezes pagamos um preço alto em falar verdades, mas elas nos dão PAZ.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Ana, passando pra te deixar o meu carinho e te dizer que tem desafio lá no meu blog pra você, beijos

    ResponderExcluir
  28. No instante em que percebi onde estava,
    perdi o chão,
    e flutuei sobre as palavras que turbilhão neste teu espaço,
    Virei teu fã
    e te sigo aqui.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  29. no um estante pensei que era prego

    ResponderExcluir