segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Frevo de Bloco


Hoje é dia do Frevo de Bloco, e eu como pernambucana e amante do frevo, não poderia deixar de  fazer a minha homenagem.
Na verdade eu não sabia que existia o dia do Frevo de Bloco, porém vi algumas reportagens falando.

O frevo de bloco é tocado por orquestras de pau e corda.
A história você pode conferir aqui no Wikipédia

E hoje tem fez no Pátio de São Pedro as 19hs para comemorar esse dia.

Não me alongarei e por isso deixarei para essa homenagem uma das canções do Frevo de Bloco mais conhecidas e que eu mais gosto.


Evocação Nº1

(Nelson Ferreira)

“Felinto, Pedro Salgado,

Guilherme, Fenelon,
Cadê teus blocos famosos?
Bloco das Flores, Andaluzas,
Pirilampos, Apois-Fum,
Dos carnavais saudosos?

Na alta madrugada

O coro entoava

Do bloco a marcha-regresso
Que era o sucesso
Dos tempos ideais
Do velho Raul Morais:
‘Adeus, adeus, ó minha gente,
que já cantamos bastante..’
E Recife adormecia
Ficava a sonhar
Ao som da triste melodia....” 



Nelson Ferreira
Alguns blocos
Bloco da saudade
Capiba
Claudionor Germano
Getúlio Cavalcanti

Alguns artistas que fazem parte da nossa história do frevo.



Todas as imagens desse post foram retiradas do Google.





7 comentários:

  1. Bom dia Aninha querida!!!!

    Dia de dançar mesmo neste nosso Brasil!
    Então...melhor mesmo um forró!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  2. -Bom dia Mari e boa semana pra você também.

    Xeros

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKK Ana estou lembrando lá de Olinda no condominio (lembra?) , no carnaval só tocava esse frevo... ave maria eu já acordava cantando ...
    Mas... parabéns ao frevo pernambucano , a dança e alegria que ele oferece para cultura barsileira.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKK
    YASMINE, lembro demais daquele condomínio. Tocava muito mesmo.Obrigada.

    XEROS

    ResponderExcluir
  5. Oi

    Passo o carnaval inteiro sintonizada na universitária fm. A programação toda é de frevos de bloco.Como também gosto de ir ao encontro de blocos da segunda-feira no Recife antigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Dia do frevo de bloco????? vivendo e aprendendo ne???


    feliz dia do frevo de blooco para voce!!!


    Quando e o dia do frevo individual? E do frevo em pares? trios????

    No Brasil, todo dia e dia de festa.... OBA!!!

    ResponderExcluir
  7. -ELAINE a programação da Universitária é muito boa mesmo, aliás durante todo o ano. E o Carnaval é lindo de e ver e pular(risos)

    -INAIE, o dia do Frevo é 14 de Setembro, mas Trios eu não sei te dizer, pois aqui em Recife/Olinda o Frevo é mesmo no chão.
    Bem vinda ao Misturação.

    XEROS!

    ResponderExcluir